fbpx
Prosa Sonora 2020
5 junho
6 junho
7 junho

no
Teatro
SESI

Entrada
Gratuita

Bongar

Composto por ogãs do Terreiro Xambá, o Bongar reúne em si os festejos tradicionais do terreiro Xambá, local sagrado do culto aos Orixás e Eguns, no Portão do Gelo, em Olinda. Os integrantes do grupo transformaram o brinquedo de seus ancestrais em um novo caminho para o reconhecimento das raízes negras e indígenas do povo de terreiro.

Com forte representatividade, o Grupo Bongar leva os festejos tradicionais de seu terreiro, local sagrado do culto aos orixás e eguns. O grupo leva mundo aos palcos do mundo, a batida única do Coco da Xambá, identificada pelo rufar da alfaia de tronco de macaibeira, e ritmos do candomblé. Palavras chaves do trabalho do Bongar são arte, espiritualidade e ritmo forte.

O Bongar tem uma musicalidade muito forte de diversas influências musicais, vivenciadas nos cultos afro-brasileiros, principalmente da linhagem Xambá. O público, por meio do show do Bongar tem a oportunidade de conhecer, não só a música e a dança deste coco tão peculiar, mas compreender a formação histórica e cultural desta Nação de Candomblé. Em seu repertório, o Bongar canta o cotidiano de sua comunidade e a religiosidade do seu povo.

Spotify: https://spoti.fi/3bnQgcE